Preenchimentos
O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, que está presente principalmente na pele, e por este motivo, é extremamente raro casos de rejeição. Sua função é reter água, conferindo hidratação e volume. Com o passar do tempo e com o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o corpo diminui sua capacidade de reposição da mesma. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas estáticas, conferindo ao rosto uma aparência mais envelhecida e cansada.
Onde pode ser aplicado?
Praticamente todas as rugas e vincos da face podem ser preenchidas com acido hialurônico. Ele pode ser usado para atenuar e corrigir desproporções faciais, bem como dar volume e contorno à face. Sendo assim, o preenchimento é indicado para:
- Repor o volume no terço médio da face (maçãs do rosto) e também na região das têmporas;
- Preencher sulcos, principalmente profundos, como os nasogenianos (bigode chinês), labiomentoniano (linhas de marionete), entre as sobrancelhas;
- Tratamento de olheiras profundas (quando existe um afundamento ou desnível entre a pálpebra inferior e a bochecha);
- Aumentar o volume e contorno dos lábios, além do tratamento de rugas ao redor dos lábios;
- Fazer pequenas correções no nariz;
- Dar volume e projeção ao queixo;
- Dar contorno à região mandibular (“linha” que separa o rosto do pescoço);
- Rejuvenescimento das mãos que perderam o volume ou para disfarçar as veias proeminentes.
No caso da região íntima feminina, seu uso ajuda a dar volume e restaurar o formato “acolchoado” dos lábios externos da vagina, assim como da região chamada de “Monte de Vênus”.
Por ser muito versátil e seguro, não há uma faixa etária ideal para iniciar o tratamento de preenchimento. De modo geral, a recomendação é buscar o tratamento quando alguma característica facial traz desconforto estético ou ao perceber os primeiros sinais do envelhecimento.
Como é a aplicação do ácido hialuronico?
O preenchimento com ácido hialurônico não é uma cirurgia. É um tratamento pouco invasivo, portanto, realizado no próprio consultório com toda a segurança e conforto. Algumas vezes associado à anestesia tópica (pomada ou resfriamento), ou botões anestésicos para entrada da cânula. Os preenchedores que são na maioria das vezes utilizados apresentam lidocaína em sua formulação, o que reduz o incômodo da aplicação e oferece muito mais conforto durante e depois do procedimento.
Trata-se um método pouco invasivo, utilizando-se cânulas ou agulhas finas para aplicação do medicamento, podendo portanto, ser realizado no próprio consultório médico com toda a segurança e conforto. Não é uma técnica dolorosa sendo comumente utilizados anestesia tópica (pomada), ou botões anestésicos para entrada da cânula. Os preenchedores que são na maioria das vezes utilizados apresentam lidocaína em sua formulação, o que reduz o incômodo da aplicação e oferece muito mais conforto durante e depois do procedimento.
Os resultados têm consideráveis reflexos na autoestima do paciente e, geralmente, duram cerca de 12 meses dependo da “consistência “ do ácido hialurônico (mais fluido ou mais denso).
O preenchimento tem alguma contraindicação?
De modo geral não há contraindicações para o preenchimento, no entanto, é importante uma avaliação prévia por profissional capacitado para o estabelecimento do plano de tratamento e alinhamento de expectativas de resultado.
Quais são os cuidados após fazer o preenchimento?
Os cuidados após o preenchimento com ácido hialurônico não são complicados. As medidas mais importantes são o repouso relativo da área tratada, evitar a exposição solar e atividade física por 24 horas.
São frequentes pequenos hematomas, vermelhidão, inchaço e leve desconforto nas regiões tratadas, sinais que desaparecem em poucos dias.