Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica eficaz e segura que remove a gordura localizada através da sucção promovendo a melhora do contorno corporal. É sempre importante lembrar que a lipoaspiração não altera o peso ou busca o emagrecimento.

Diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura

A lipoescultura utiliza a gordura retirada na lipoaspiração, para a injeção em outras áreas do corpo para preencher depressões ou modelar determinadas áreas. Esta técnica chama-se Lipoenxertia.

Como é feita a lipoaspiração?

Cirurgião em conjunto com o anestesista definirão o tipo de anestesia a depender das áreas a serem aspiradas, extensão da cirurgia e se haverá associação de procedimentos. Anestesia local e sedação, bloqueio (raqui ou peridural) ou anestesia geral podem ser utilizadas.

Alguns critérios médicos pré estabelecidos devem ser levados em conta para a segurança do paciente na lipoaspiração. A quantidade de gordura a ser removida é um deles que, neste caso, não deve superar 5 a 7% do volume corpóreo total. No entanto, a cirurgia nunca deve ser planejada com base no volume a ser retirado e sim de acordo com a eliminação da gordura localizada e definição do contorno corporal.

Através de pequenas incisões as cânulas são inseridas na região subcutânea. O cirurgião por meio de fricção mecânica, ultrassom ou laser desprende parte do tecido adiposo. Após este processo, começa a etapa de aspiração por meio de um aspirador cirúrgico ou seringa (ligada às cânulas).

O tempo de internação também pode variar entre 12 a 24 horas.

Pós-operatório da lipoaspiração

A velocidade de recuperação e retorno as atividades de rotina está relacionada, principalmente, com a área tratada e o volume de gordura removido. Em geral, o paciente pode retomar às atividades cotidianas em até sete dias.

O maior desconforto e dor acontecem nos dois primeiros dias. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) são muito frequentes e persistem por cerca de 20 dias, sendo que este prazo pode se estender dependendo de cada paciente. A drenagem linfática é muito importantes para o pós operatório. São técnicas que ajudam a eliminação de líquidos retidos na cirurgia, reduz o inchaço, alivia desconfortos e reduz hematomas.

O resultado final da lipoaspiração costuma ser melhor avaliado após o 3º mês, podendo variar de acordo com cada paciente e cuidados tomados.

De modo geral, as recomendações principais são: repouso, proteção solar, uso da malha compressiva além de boa hidratação e alimentação.

Complicações pós operatórias

Cada organismo reage de forma diferente, e, independente de todo zelo, perícia e cautela que o cirurgião pode adotar, algumas adversidades podem ocorrer como por exemplo:

  • irregularidades (mais comuns em pacientes com flacidez);
  • flacidez de pele na região;
  • necrose de pele por deficiência circulatória (sendo o tabagismo a causa mais frequente);
  • trombose e perfuração de vísceras são raríssimos.

Quais os diferentes tipos de lipoaspiração?

  • lipoaspiração comum: é realizada com uma cânula que suga a gordura localizada da região. Pode ser feita com anestesia geral, bloqueio ou anestesia local e sedação.
  • Lipoescultura: como visto anteriormente, consiste em retirar gordura através da lipoaspiração e colocá-la após tratamento específico em outras regiões do corpo (lipoenxertia) para correção de deformidades ou melhoria do contorno corporal.
  • Minilipo, Lipo Light ou Hidrolipo: apesar de não serem nomes técnicos, a mídia difunde muitos tipos de Lipoaspiração com anestesia local como se fossem uma técnica específica e diferente. No fundo, são todas Lipoaspirações tradicionais realizadas com anestesia local, com paciente acordado e em pequenos volumes e regiões. Por serem realizadas em pequenas áreas, não exigem repouso nem internação, são menos doloridas e deixam menos hematomas.
  • Vibrolipo: nesse procedimento, a cânula faz movimentos vibratórios, que facilitam a penetração no tecido gorduro e sua retirada.
  • Lipoaspiração a Laser: tem como diferencial o auxílio de um equipamento de laser que tem a finalidade de derreter a gordura localizada. Uma cânula com laser na ponta é introduzida para quebrar as membranas de células de gordura antes desta ser retirada. A liquefação da gordura e o calor emitido pelo laser, facilitam e reduzem o trauma na retirada, reduzem o sangramento, e proporcionam uma melhor retração da pele, reduzindo o risco de uma maior flacidez de pele pós-lipo. A gordura liquefeita precisa ser retirada do organismo por outra cânula aspirativa, que pode ser pela técnica tradicional ou pela Vibrolipoaspiração.
  • Lipo Ultrassônica: muito semelhante à Lipo a Laser, mas a cânula usada emite ondas de ultrassom na ponta. Também muito eficaz para dissolver a gordura e facilitar a sua retirada, com menor sangramento, menor trauma, menos dor na recuperação e maior retração da pele.
  • Lipoaspiração de Alta Definição, Lipo HD, Lipo High Definition: lipoaspiração que favorece o desenho da musculatura. As tecnologias (vibrolipo, laser ou ultrasson) podem ser utilizadas para para ajudar o cirurgião na remoção mais superficial da gordura.
Agende sua consulta na clínica mais próxima de você

Cirurgias realizadas pela Dra. Ana Cibele

Imagem Cirurgias Faciais

Cirurgias Faciais

Imagem Cirurgias da Mama

Cirurgias da Mama

Imagem Cirurgias Corporais

Cirurgias Corporais

Imagem Procedimentos

Procedimentos