Rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia que propõe resultados estéticos e funcionais. Ou seja, ela pode tanto melhorar a aparência e a proporção do nariz quanto a sua funcionalidade, corrigindo, dificuldades respiratórias provocadas por anormalidades na estrutura.
Em geral a recuperação pós-operatória ocorre sem grandes desconfortos. O paciente tem algumas restrições temporárias a atividade física e exposição solar podendo retornar às atividades habituais normais em poucos dias dependendo da indicação médica.
As principais indicações da rinoplastia são:
- Tamanho e/ou formato nasal;
- Nariz que apresenta desarmonia em relação ao rosto;
- Ponta nasal projetada para baixo (caída);
- Osso saliente, bem projetado (giba nasal);
- Abas nasais ou narinas, mais abertas e largas;
- Assimetria nasal e desvio.
Como é feita a rinoplastia?
A depender da complexidade do caso, o tratamento consiste em pequenas incisões nas abas ou região interna do nariz, seguidas pelas correções de ossos e cartilagens. Anestesia geral é preferida na maior parte dos casos, contudo, não é incomum a utilização de bloqueios anestésicos locais para pequenas correções. O tempo de internação hospitalar costuma inferior a 1 dia, sendo raros os casos de reabordagem cirúrgica e infecções.
Pós-operatório da rinoplastia
Quando indicado, um imobilizador nasal que deverá ser retirado entre o 10º e 14º dia é utilizado.
Nas Primeiras 48h, pode ocorrer um pouco de sangramento.
São comuns e esperados apresentar hematomas locais, além de inchaço e dor leve e suportável. Os resultados finais são obtidos de 6 a 12 meses pós procedimento.